Atividade desenvolvida no município de Schroeder

segunda-feira, 9 de setembro de 2013


         Os alunos do 1º ano 01 matutino e vespertino, da Escola Municipal Profª Clarice Lange Jacobi, no município de Schroeder, sob a coordenação da professora Cristiane Fernandes Sabino, vêm desenvolvendo o projeto Malinha da Leitura, com o intuito de alfabetizar letrando, valorizar, compartilhar e envolver os alunos em leituras, sendo estas através de empréstimos de literatura infantil (contos, fábulas, aventura, gibi, poesias, etc). O projeto faz parte de uma das ações do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), ao qual todas as escolas da rede municipal participam. 
 
          Os alunos escolhem uma leitura toda sexta-feira, a qual será lida pelos pais aos seus filhos e devolvido na segunda-feira, com o devido preenchimento, pala criança, da ficha de empréstimo, em que é mencionado o nome do livro, a data de empréstimo e devolução deste.
            Por ordem alfabética, o aluno leva um caderno decorado (Malinha da Leitura), 
juntamente com seu livrinho escolhido, então a família e a criança registram fatos importantes da história lida ou como foi à leitura nessa família, já a criança registra através de desenho a parte que mais gostou da história. Na segunda-feira essa mesma criança reconta sua história aos colegas e mostra seu registro na “MALINHA DA LEITURA”. 

          Os resultados estão sendo significativos para professora, alunos e pais envolvidos, pois como sabemos a leitura estreita o vínculo familiar, sendo ela uma experiência compartilhada, e mesmo a criança não lendo convencionalmente, ela presencia das mais variadas situações de leitura, rindo, se emocionando, descobrindo o universo mágico que a leitura nos proporciona, principalmente como suporte para o aprendizado no processo de alfabetização e o prazer em ler, ouvir e relatar uma história.
 


2 comentários:

Professora Rita Galizio disse...

Parabéns a professora e aos alunos pelo belo projeto apresentado. São profissionais como vc que fazem a diferença;
abraços.

Prof. Rose e Prof. Neide disse...

Em nossa escola também desenvolvemos um projeto parecido, chamado CIRANDA DA LEITURA. Onde toda semana é sorteado uma bolsinha com livros de vários gêneros textuais, que o aluno leva para sua casa e registra no caderno que vai junto a experiência ( qual livro mais gostou, para quem leu, quem mais usou os livros...) As crianças adoram e ficam ansiosas para serem sorteadas. Os pais adoram e interagem com as crianças, e o ato de ler, deixa as quatro paredes da sala de aula e ultrapassa os muros da escola e faz parte do contexto social. É a função da escola despertar o gosto pela leitura. Parabéns pelo seu trabalho professora, e por compartilhar sua experiência com todos.

Postar um comentário